Relatório sobre José Dirceu já está no Conselho de Ética

17/10/2005 - 21:37  

O relator do processo contra o deputado José Dirceu (PT-SP), deputado Júlio Delgado (PPS-MG), enviou ao Conselho de Ética seu relatório sobre o caso nesta segunda-feira. Do documento, foi divulgado apenas o trecho que contém uma descrição dos trabalhos realizados pelo conselho desde a abertura do processo, em agosto passado. O voto do relator, no entanto, será conhecido somente nesta terça-feira, em reunião marcada para as 14h30.
De acordo com o presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), o relatório deverá ser votado pelo órgão até o fim desta semana. “Qualquer deputado pode pedir vista por duas sessões. Se não houver esse pedido, na quarta-feira eu ponho para votar. Se houver, votaremos na quinta-feira.”

Representação do PTB
O processo contra Dirceu foi aberto pelo PTB, que acusa o ex-ministro de ser um dos articuladores do suposto esquema de pagamento de mesada a deputados para que votassem a favor do governo. O PTB usou como provas depoimentos do suposto operador do esquema, o empresário Marcos Valério de Souza, e da mulher dele, Renilda Santiago. Apresentou também matérias divulgadas pela imprensa sobre o caso.
Em sua defesa, José Dirceu alegou que não poderia ser julgado pelo Conselho de Ética porque, à época do suposto esquema, exercia o cargo de ministro da Casa Civil, e não o de deputado. Disse ainda que a representação do PTB não indica as votações que teriam sido fraudadas.
Dirceu negou qualquer participação em esquema de levantamento de fundos para pagar deputados. Ele destacou que Marcos Valério e Renilda Santiago admitiram apenas a realização de empréstimos para saldar dívidas de campanhas eleitorais e que os dois disseram saber por terceiros do conhecimento de Dirceu sobre o caso. Segundo o ex-ministro, por ocupar cargo no Executivo e estar afastado das decisões do PT, soube apenas genericamente dos problemas financeiros do partido.

Testemunhas e documentos
Desde a abertura do processo contra Dirceu, o Conselho ouviu como testemunhas de defesa do parlamentar os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Eduardo Campos (PSB-PE) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), além do jornalista Fernando Morais. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, respondeu às perguntas do conselho por escrito. Como testemunha de acusação, foi ouvida somente a presidente do Banco Rural, Kátia Rabelo. Marcos Valério e Renilda Santiago, apesar de convidados, não compareceram para prestar depoimento.
Além das audiências com as testemunhas, o relator Júlio Delgado usou documentos da CPIs Mistas dos Correios e da Compra de Votos, da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal para compor o relatório.

Leia mais:
Deputado quer que CCJ julgue recurso de Dirceu

Reportagem – Ana Raquel Macedo
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.