Deputado aponta ação do PT como agressão à democracia

17/10/2005 - 21:16  

O deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS) disse nesta segunda-feira que a representação apresentada pelo PT contra ele no Conselho de Ética da Câmara é uma agressão à democracia e uma manobra para tentar intimidar os integrantes das CPMIs que investigam o suposto “mensalão”. Na ação, o PT acusa o parlamentar gaúcho de agir de maneira irresponsável ao divulgar dados sigilosos obtidos pela CPMI dos Correios.
Em sessão secreta da CPMI, Lorenzoni apresentou documento sobre um empréstimo que o deputado José Dirceu (PT-SP) teria recebido do PT, sem declarar ao Imposto de Renda. Os dados, obtidos a partir da quebra de sigilos bancário e fiscal de Dirceu, vazou para a imprensa.

Mandato inviolável
Em sua defesa, Lorenzoni citou o artigo 53 da Constituição, que garante a inviolabilidade do mandato parlamentar. "O que nós estamos assistindo é a uma escalada autoritária do Partido dos Trabalhadores. O que ele deseja é constranger e silenciar aqueles que trabalham com seriedade e responsabilidade."
O deputado disse estar certo de que a representação não será admitida pelo Conselho de Ética. Ele sustenta que as informações sobre o empréstimo a José Dirceu já haviam sido divulgadas pelos principais veículos de comunicação do País antes da reunião secreta da CPMI dos Correios.

Manobra contra oposição
Para o líder do PFL na Câmara, deputado Rodrigo Maia (RJ), o PT está agindo como quem deseja atrapalhar as investigações das CPMIs. "Na hora em que tenta calar um dos deputados mais combativos desta Casa, tirando dele a prerrogativa da imunidade parlamentar, o PT dá um sinal à sociedade de que a pizza está sendo assada. É uma tentativa de calar não apenas o deputado Onyx, mas todos os deputados da oposição."
Onyx Lorenzoni também recebeu a solidariedade de parlamentares do PSDB, como o deputado Eduardo Paes (RJ) e o senador Álvaro Dias (PR).

Notícias anteriores:
PT pede punição para Lorenzoni por acusação a José Dirceu

Reportagem - Marise Lugullo
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.