Agropecuária

Comissão aprova alimentação para trabalhador rural

05/10/2005 - 16:04  

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou ontem um texto substitutivo ao Projeto de Lei 4512/04 para obrigar o empregador rural a se inscrever como beneficiário do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT - Lei 6321/76) em relação a todos seus trabalhadores que recebam até cinco salários mínimos (R$ 1,5 mil). O substitutivo foi apresentado pelo relator da proposta na comissão, deputado Isaías Silvestre (PSB-MG).
Já o texto original, do deputado Vicentinho (PT-SP), cria o Programa de Alimentação para os Trabalhadores Rurais.

Baixa adesão
Dadas as características peculiares da atividade rural e o nível mais baixo de organização das entidades sindicais representativas de trabalhadores rurais, Silvestre considera a adesão dos empregadores rurais ao PAT menor do que nos setores industrial, comercial e de serviços. "Assim sendo, nada mais justo do que tornar obrigatória a participação dos empregadores rurais no Programa de Alimentação do Trabalhador."

Incentivo fiscal
Mesmo assim, a inscrição do empregador rural no PAT preserva seu direito aos incentivos fiscais previstos na Lei 6321/76. Pela legislação, as pessoas jurídicas poderão deduzir do lucro tributável para fins do Imposto de Renda o dobro das despesas realizadas em programas de alimentação do trabalhador aprovados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/FB

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.