Política e Administração Pública

Projeto reforça proteção do patrimônio público

19/09/2005 - 14:34  

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 287/05, da deputada Selma Schons (PT-PR), determina que a posse, a exoneração e a demissão de administradores de órgãos públicos sejam precedidas de levantamento dos bens de uso especial integrados ao acervo dos respectivos órgãos e dos dados de qualquer natureza arquivados em meio físico ou eletrônico.
Segundo o projeto, que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal, o administrador responderá civil, penal e administrativamente por tudo que deixar de constar no respectivo acervo quando da exoneração ou demissão.

Dilapidação
Selma Schons argumenta que, embora a Lei de Responsabilidade Fiscal tenha representado enorme avanço no controle e na gestão do patrimônio público, por punir a prática de endividar a administração em finais de governo, não prevê o mesmo cuidado com o patrimônio material e com as informações acumuladas na gestão anterior. "A dilapidação dos bens públicos e a destruição de arquivos não encontram nenhuma objeção no direito positivo, assistindo-se a verdadeiras depredações, inclusive no que diz respeito a bancos de dados, em um clima de autêntico fim de festa, cada vez que é afastado um administrador público", observa a deputada.

Tramitação
O projeto será votado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para o Plenário.

Notícias anteriores:
Projetos atenuam Lei de Responsabilidade Fiscal

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 287/2005

Íntegra da proposta