Projeto fixa regras para manicure, tatuagem e piercing

08/09/2005 - 08:58  

As barbearias, os serviços de manicure e pedicure e os aplicadores de tatuagens ou piercings deverão desinfetar e esterilizar os instrumentos e utensílios utilizados em suas atividades ou utilizar instrumentos descartáveis, de acordo com as normas definidas pela vigilância sanitária.
A determinação consta do Projeto de Lei 5688/05, do deputado Vittorio Medioli (PV-MG), que abrange também os profissionais autônomos prestadores desses tipos de serviço. Segundo o projeto, os estabelecimentos dessas áreas serão ainda obrigados a manter em suas dependências, em local visível, cartaz com os seguintes dizeres: "É permitida a utilização de aparelhos, instrumentos ou utensílios trazidos pelos usuários".
Os estabelecimentos terão 90 dias para se adequar às regras, se aprovadas.

Transmissão de doenças
"As medidas de esterilização e a obrigatoriedade de uso de instrumentos descartáveis são fundamentais para afastar qualquer possibilidade de transmissão de doenças", argumenta o deputado. Ele afirma que, apesar da inexistência de casos comprovados de transmissão em cabeleireiros ou barbearias, o risco potencial justifica a medida. "Já em relação à prática de tatuagens e colocação de piercings, há casos registrados de transmissão do HIV e de hepatites B e C."

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem - Luiz Cláudio Pinheiro
Edição - Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5688/2005

Íntegra da proposta