CPMI terá reunião administrativa nesta quarta

17/08/2005 - 00:05  

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Compra de Votos marcou nova reunião para esta quarta-feira (17), às 11h30. Na pauta, a discussão de assuntos administrativos.
O presidente da comissão, senador Amir Lando (PMDB-RO), sugeriu que o ex-deputado Valdemar Costa Neto seja ouvido na próxima terça-feira (23). Costa Neto, presidente do PL, foi citado várias vezes no depoimento do ex-tesoureiro do partido Jacinto Lamas, ocorrido nesta terça-feira na CPMI.
Lamas confirmou que esteve em dois hotéis de Brasília recebendo dinheiro para o presidente do partido, o que já havia sido declarado por Costa Neto. Mas contradisse o ex-parlamentar ao negar ter ido a um restaurante em São Paulo pegar dinheiro, como também afirmou Costa Neto. Segundo o ex-tesoureiro, o presidente do partido "deve ter se enganado sobre essa informação".

Quebra de sigilos
Segundo o senador Amir Lando, há mais de 100 requerimentos a serem votados. Entre eles, aqueles que pedem a quebra dos sigilos bancários, fiscais e telefônicos de pessoas físicas e empresas que já tiveram a vida devassada pela CPMI dos Correios. Amir Lando explicou que a quebra de sigilos é necessária para que os documentos possam ser transferidos de uma CPMI à outra.
Amir Lando também informou que aqueles parlamentares já listados como beneficiários de recursos ilegais devem ser chamados para depor na CPMI da Compra de Votos. De acordo com o senador, os novos dados que devem chegar à comissão de inquérito assim como os depoimentos dos supostamente envolvidos no recebimendo de dinheiro inauguram uma fase mais técnica da CPMI. “Nós vamos chamar aqueles que foram listados como responsáveis por vantagem ilícita. Então, nós iniciaríamos por aqueles que são apontados com prática delituosa. Assim entraremos na parte objetiva e trabalharemos com os dados disponíveis.

Da Reportagem
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.