Política e Administração Pública

Igreja Universal: dinheiro vem de doação de fiéis

11/07/2005 - 20:34  

A Igreja Universal do Reino de Deus afirmou, em nota oficial, que o dinheiro apreendido pela Polícia Federal nesta segunda-feira é resultado de doações de fiéis em uma comemoração especial realizada ontem, em Manaus, pelos 28 anos de existência da igreja. O senador Marcelo Crivella (PL-RJ), que também é bispo da Universal, destacou, em discurso no plenário do Senado, que o dinheiro foi declarado no aeroporto de Manaus.
Segundo informações dadas pelo piloto e co-piloto à PF, o avião teria levantado vôo de Manaus e passado por Belém, em direção a Brasília. Da Capital, seguiria para Goiânia e depois para São Paulo.
De acordo com a nota, as malas teriam como destino a matriz da Universal em São Paulo, que centraliza os pagamentos de despesas e tributos dos templos. Crivella explicou que o transporte por avião é uma decisão administrativa da igreja, em função da burocracia do sistema bancário.
Além do deputado João Batista, foram detidos em Brasília dois pastores e duas mulheres da Igreja Universal, o piloto e o co-piloto da aeronave.

Reportagem - Mauro Ceccherini e Marise Lugullo
Edição - Francisco Brandão e Regina Céli Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.