Ciência, tecnologia e Comunicações

Jornalista que trabalhar em local perigoso pode ter seguro

21/06/2005 - 13:57  

Jornalistas que forem transferidos para locais perigosos por motivo de trabalho terão direito a seguro que cubra situações de risco de morte ou de invalidez, se o Projeto de Lei 5177/05, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), for aprovado pelo Congresso Nacional.
A proposta prevê apólice de, no mínimo, 1 mil salários mínimos (R$ 300 mil) para assegurar ajuda financeira aos familiares em caso de acidente.
Para o parlamentar, o projeto se enquadra em uma exigência no mundo globalizado. "É cada vez mais freqüente a necessidade de transferência de jornalistas para outras localidades, a fim de possibilitar uma cobertura de informações em tempo real." Ele acrescenta que, muitas vezes, esses profissionais enfrentam situação de perigo e violência, no esforço por adquirir as melhores informações de maneira mais rápida.

Tramitação
O projeto está na Comissão de Seguridade Social e Família. O relator é o deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG). Depois será encaminhado para as comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta tramita em caráter conclusivo.

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.