Projeto cassa registro de quem vender gasolina adulterada

17/06/2005 - 17:12  

Os estabelecimentos que comercializarem combustíveis adulterados podem perder o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e o do registro da empresa na Agência Nacional de Petróleo (ANP). A cassação foi proposta pelo deputado Celso Russomanno (PP-SP) por meio do Projeto de Lei 5178/05.
O parlamentar lembra que o comércio de combustível adulterado prejudica o consumidor e causa evasão fiscal criando "uma concorrência desleal com os contribuintes que desenvolvem regularmente suas atividades".
Russomano acredita que, com a medida proposta, será possível "fechar o cerco contra os fraudadores, que tantos prejuízos têm trazido para o setor da indústria nacional do petróleo e para o País como um todo".
A adulteração de combustíveis já foi investigada por uma comissão parlamentar de inquérito em 2003. O relatório final da CPI estima que o Brasil tenha 13 refinarias, 240 distribuidoras em operação e 30 mil postos de revenda de combustíveis espalhados por todo território nacional. O parecer destaca a importância da reformulação da ANP para ampliar a eficiência da fiscalização do setor.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Minas e Energia e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
ANP forma comissão para apurar denúncia de corrupção
Comissão rejeita mudanças no setor de combustíveis

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.