Partidos entregam a Renan pedido de CPMI do Mensalão

14/06/2005 - 14:18  

Os líderes do PPS, do PDT e do PV entregaram nesta terça-feira requerimento para a instalação de uma comissão parlamentar mista de inquérito para investigar as denúncias de pagamento, pelo PT, de "mesadas" de R$ 30 mil a parlamentares do PL e do PP em troca de apoio ao governo.
O requerimento para a chamada CPMI do Mensalão foi entregue ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros. O documento conta, de acordo com os deputados, com 41 assinaturas de senadores e 205 de deputados, número mais do que suficiente para a instalação da comissão. O mínimo para a instalação de uma CPI mista é de 27 senadores e 171 deputados.
Os líderes dos partidos pediram a instalação da CPMI já para esta quinta-feira, mas Renan Calheiros, apesar de apoiar a investigação, não prometeu nada. "Eu vou conversar com os líderes e definir um calendário", disse. O requerimento para a instalação da CPI Mista do Mensalão ainda vai ser analisado pela Mesa Diretora do Congresso.
O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) foi quem coordenou o trabalho de colher as assinaturas. Ele não acredita que o governo faça campanha para a retirada de assinaturas, como fez com a CPMI dos Correios. "Isso seria um suicídio ao quadrado. O governo já passou uma péssima impressão à opinião pública. Se tentar uma operação-abafa, será prego final no caixão da credibilidade do governo e do PT."

Reportagem - Paula Bittar
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.