Telemarketing poderá ter jornada de cinco horas

19/01/2005 - 17:26  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público vai analisar o Projeto de Lei 4516/04, apresentado pelo deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), que fixa em cinco horas a jornada de trabalho dos operadores de telemarketing. Ainda de acordo com a proposta, a cada duas horas e trinta minutos de trabalho haverá um intervalo de quinze minutos para repouso, não computado na jornada diária. O descumprimento da medida sujeitará a empresa infratora ao pagamento de multa, em favor do empregado, no valor de dez vezes o maior salário previsto em sua folha de pagamentos.
No Brasil, o telemarketing ganhou impulso no final dos anos 80. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Telemarketing (ABT), cerca de R$ 67,4 bilhões foram movimentados em 2001 por meio de operações feitas por esse sistema. O setor emprega hoje cerca de 450 mil pessoas.

Profissão recente
"Por ser uma atividade relativamente recente, os operadores de telemarketing não estão protegidos por nenhuma legislação especial. Alguns ainda conseguem, por meio de negociações firmadas por seus sindicatos, jornada de trabalho semelhante à dos empregados nos serviços de telefonia, de seis horas, mas muitos profissionais ainda têm que cumprir jornada de oito horas", avalia Ariston.
O deputado lembra que o trabalho realizado pelos operadores de telemarketing é muito desgastante. Recente estudo publicado na Revista Brasileira de Medicina do Trabalho aponta que cada operador de telemarketing atende de 90 a 150 ligações por dia, com tempo médio de um a três minutos. Os trabalhadores permanecem sentados em postura estática por 95% do tempo, com fone de ouvido, consultando a tela do computador e digitando no teclado.
O estudo concluiu que os principais fatores de estresse para a categoria são a alta demanda qualitativa e quantitativa, o grande volume de informações a ser manipulado, a necessidade de executar o trabalho dentro do tempo médio de atendimento, a presença de fila de espera e as relações conflituosas com clientes.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será votado também pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Simone Salles
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

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