SUS PODE SER OBRIGADO A PRESTAR ATENDIMENTO DENTÁRIO

02/05/2001 - 15:39  

O Sistema Único da Saúde (SUS) poderá ser obrigado a prestar atendimento odontológico à população.
Pelo projeto de lei 3077/00, do deputado Ricardo Ferraço (PSDB-ES), aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família, todas as unidades integrantes do SUS, públicas ou conveniadas, serão obrigadas a oferecer os serviços de prevenção e tratamento dentário.
Segundo o parlamentar, menos de 20% das unidades do SUS no País oferecem tratamento odontológico, assim mesmo emergencial e não curativo ou preventivo.
Ricardo Ferraço citou dados do IBGE que, segundo ele, apontam um quadro desanimador na área de saúde bucal do brasileiro, e mostram que 30 milhões de pessoas, ou seja, 19% da população, nunca tiveram acesso a serviços odontológicos. "Estamos nos empenhando para que o SUS possa oferecer, a partir da universalização, a democratização do acesso a um tratamento odontológico digno a todos os cidadãos brasileiros. Hoje, pela conjuntura de atendimento e fornecimento de serviço, é como se saúde bucal não apresentasse importância dentro do conjunto do equilíbrio da saúde do indivíduo".
Ricardo ferraço acrescenta que o quadro se agrava quando se constata que 85% desses brasileiros sem atendimento odontológico têm menos de 20 anos. Ele chama atenção ainda para as doenças provocadas pela falta de saúde bucal, como as doenças cardiovasculares e o câncer.
O projeto ainda será examinado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Redação, em caráter conclusivo.

Zilva Laborão/ RCA

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.8473/318.7423
Fax. (61) 318.2390
agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.