O Sistema Braile

21/12/2004 - 08:42  

Louis Braille nasceu na França, em 4 de janeiro de 1809 - data em que, hoje, comemora-se o Dia Mundial do Braile. Aos três anos, feriu-se com um instrumento da oficina de seu pai, que era seleiro, e ficou completamente cego. Louis criou seu sistema inspirado nos relevos que enfeitavam as selas e eram feitos exatamente com o mesmo instrumento que o cegou: a ponta de uma sovela. Em 1829, Braille publicou a primeira edição do seu trabalho, intitulado "Processo para escrever as palavras, a música e o canto-chão, por meio de pontos, para uso dos cegos e dispostos para eles".
O sistema braile é um conjunto de pequenos pontos em alto-relevo por meio dos quais o deficiente passa os dedos e consegue identificar a letra correspondente. São seis pontos básicos, que permitem 63 combinações diferentes. É um modelo de lógica e de simplicidade, que se adapta a todas as necessidades dos utilizadores, em todas as línguas, grafias e ciências: na música, matemática, física.
Em braile, as letras não possuem tamanhos variados, cores, diferenças de traçados ou tipos. Para se escrever uma letra maiúscula em braile, por exemplo, usa-se o "sinal de maiúscula" antes da palavra. O mesmo vale para grifar os vocábulos.
No Brasil, a técnica começou a ser adotada em 1856. A fim de uniformizar a escrita braile em todo o mundo, a Unesco criou, em 1951, seu código internacional oficial da escrita braile e fundou o Conselho Mundial Braile.

Da Redação/ ND

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1853
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.