O que é esclerose múltipla?

25/10/2004 - 12:55  

Esclerose múltipla é uma doença crônica, auto-imune, grave, que degenera a bainha de mielina que reveste o axônio dos neurônios. O progresso, a gravidade e os sintomas não podem ser previstos e variam de acordo com cada paciente.
A doença constitui um distúrbio sério que precisa ser tratado adequadamente o mais cedo possível, tão logo seja diagnosticada, retardando, assim, suas complicações que afetam o sistema físico e emocional de seu portador.
De causa ainda desconhecida, a esclerose múltipla tem envolvimento com o sistema imunológico, que defende o organismo contra ataques de vírus e bactérias. O ataque resulta, na verdade, em um processo inflamatório que, em alguns momentos, torna-se muito forte, causando buracos na mielina (esclerose), podendo ocorrer em vários locais, sendo, por isso, chamada de múltipla.

Qualquer idade
O exame mais eficiente e capaz de diagnosticar a doença é a ressonância magnética, onde são notadas as lesões que surgem no sistema nervoso. A doença ainda é incurável mas há, entretanto, medicamentos que conseguem reduzir a intensidade dos surtos, oferecendo uma melhor qualidade de vida ao seu portador. É uma doença que, ao contrário do que se imagina, incapacita jovens, não sendo portanto uma doença de idosos.

Da Redação/ ND

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1853
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.