Direitos Humanos

Regras para perícia de abuso sexual podem mudar

29/09/2004 - 16:06  

A Câmara vai analisar o Projeto de Lei 4126/04, do Senado, que acrescenta artigo no Código de Processo Penal para determinar regras especiais na realização de laudo pericial e psicossocial nos crimes contra a liberdade sexual de criança ou adolescente. O projeto, sugerido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Exploração Sexual, prevê que o exame pericial de crianças e adolescentes será realizado em local separado, preservando a imagem e a intimidade, e garantindo o acompanhamento dos pais ou responsáveis.
Pela proposta, o juiz deverá solicitar a elaboração de um laudo psicossocial pela equipe prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente para apurar elementos indicativos de abuso sexual.

Cartazes contra a exploração sexual
Outro projeto de autoria do Senado (PL 4125/04), também sugerido pela CPI, prevê que hotéis, bares e restaurantes deverão exibir avisos, mensagens ou cartazes que informem que é crime a exploração sexual de crianças e adolescentes. Os cartazes deverão ficar em lugar visível e apresentar textos em português e inglês.

Os dois projetos ainda serão distribuídos para as comissões temáticas da Casa.

Reportagem - Ana Felícia
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1853
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.