Agropecuária

Câmara examina mudanças no Estatuto do Índio

16/09/2004 - 17:03  

A Câmara analisa atualmente seis propostas que alteram o Estatuto do Índio. A principal delas (PL 2057/91), que tramita há 13 anos na Casa, atualiza vários aspectos do Estatuto (Lei 6001/73). De autoria do ex-deputado e hoje senador Aloizio Mercadante (PT-SP), o PL 2057/91 acabou defasado devido às alterações feitas em legislações paralelas. A proposta tem 51 emendas, 177 substitutivos e quatro projetos apensados.
O projeto estabelece garantias para substituir o regime tutelar contido no antigo Estatuto do Índio. De acordo com a proposição de Mercadante, "a tutela deixou de ser um mecanismo de proteção para se transformar em um instrumento de opressão as sociedades indígenas". A proposição supera o entendimento de que os indígenas são relativamente incapazes para a realização de atos da vida civil.
A proposta também introduz a proteção ao direito autoral e à propriedade intelectual dos índios, para garantir que os conhecimentos e modelos indígenas só serão utilizados comercial ou industrialmente com o consentimento das próprias comunidades e em seu benefício.
O projeto prevê ainda a demarcação imediata de todas as terras já identificadas pelo órgão indigenista, afastando a necessidade de refazer os processos administrativos que resultaram em propostas concretas de delimitação de áreas.

Conheça as outras propostas que alteram o Estatuto do Índio
Fim da pena atenuada
Pena para invasão de reserva
Cota nas universidades
Critérios para demarcação de terras
Promoção da cultura indígena

Da Redação
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.