Política e Administração Pública

Bancos deverão oferecer assentos de espera

28/06/2004 - 17:07  

A Comissão de Defesa do Consumidor está analisando o Projeto de Lei 3483/04, do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que obriga os bancos públicos e privados a implantar assentos de espera para seus clientes. A proposta determina ainda que as instituições bancárias terão de manter número de funcionários compatível com o fluxo de usuários, para garantir atendimento em tempo razoável.
A proposta define como razoável o tempo de até 15 minutos, em dias de fluxo normal, e de até 30 minutos, em dias de maior fluxo. O projeto estabelece ainda que os clientes deverão ter uma senha que registrará o horário de entrada na instituição.

Penalidades
Os bancos que não cumprirem as medidas previstas na lei serão punidos com advertência e multa de 100 Ufir (R$ 149) por usuário prejudicado. As instituições terão o prazo de 90 dias para se adaptar às exigências da medida. Os recursos arrecadados com a aplicação da multa serão revertidos para os Fundos Estaduais de Proteção e Defesa do Consumidor.

Tramitação
Na Comissão de Defesa do Consumidor, a proposta está sendo relatada pelo deputado Max Rosenmann (PMDB-RJ), que ainda não apresentou seu parecer. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será examinado ainda pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Mauren Rojahn
Edição - Ana Felícia

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851 ou 216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.