Comissão aprova registro de empresa em rito sumário

13/05/2004 - 18:29  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou o Projeto de Lei 2055/03, do deputado Giacobo (PL-PR), que estabelece prazo de cinco dias para a apreciação, pela Junta Comercial, de pedido de registro de pequena ou microempresa. Pelo projeto, nesse prazo de cinco dias, corridos, a contar do dia útil seguinte ao da entrada do pedido, as Juntas Comerciais deverão deferir o pedido ou fazer as exigências complementares.

Processo administrativo
Em caso de descumprimento do prazo, será aberto processo administrativo disciplinar para apurar as responsabilidades. A microempresa poderá pedir indenização por eventuais perdas causadas pelo atraso. A legislação atual que fixa os prazos para o trabalho das Juntas Comerciais não trata da situação específica das pequenas e microempresas.

Parecer favorável
O relator, deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), apresentou parecer favorável, lembrando que as pequenas e microempresas têm importância social como fonte geradora de empregos e renda. "Acreditamos que o projeto vai facilitar o processo de registro, incentivando a abertura de empresas e beneficiando toda a sociedade brasileira", afirma ele.
Sujeita à apreciação conclusiva pelas comissões, o projeto agora será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Daniel Cruz
Edição - Luiz Claudio Pinheiro

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/ 216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.