Agropecuária

Foto pode advertir sobre riscos de agrotóxicos

16/02/2004 - 17:09  

O deputado Edson Duarte (PV-BA) quer incluir fotografias nos rótulos e bulas de agrotóxicos para alertar o usuário quanto aos riscos de intoxicação. "Exatamente como se vê hoje nas carteiras de cigarro", compara o parlamentar. Para isso, apresentou à Câmara o Projeto de Lei 1965/03. Duarte reclama que os esforços para informar o homem do campo sobre os riscos inerentes à manipulação de agrotóxicos não conseguiram evitar o aumento no número de casos de intoxicação por esses produtos. De acordo com o parlamentar, a principal dificuldade na prevenção de acidentes é a incapacidade de o agricultor lidar com os pesticidas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada ano 25 milhões de pessoas morrem envenenadas por agrotóxicos no mundo.

CAPACIDADE DE COMPREENSÃO
A legislação vigente exige que os rótulos dos agrotóxicos apresentem informações detalhadas sobre a classificação toxicológica, o manuseio recomendado, as práticas preventivas contra intoxicações e as medidas de primeiros socorros. No entanto, na opinião do autor, “em geral, esses produtos são manipulados por pessoas que têm reduzida capacidade para interpretar as bulas”. Ele acredita que as imagens fotográficas podem melhorar a compreensão dos agricultores sobre os perigos a que estão expostos.
O deputado ressalta a importância de sua sugestão ao lembrar que o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, "investindo nesse setor cerca de 3 bilhões de dólares por ano".

VOTO FAVORÁVEL
O relator da matéria na Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Dr. Rosinha (PT-PR), sugere a aprovação do projeto. Ele lembra que os agrotóxicos estão associados ao aparecimento de câncer, malformação congênita, aborto, distúrbios na função reprodutiva e confusão mental. "Divulgar imagens, as mais realistas possíveis, nas bulas e rótulos certamente reduzirá os casos de intoxicação", avalia o relator.
O parecer de Rosinha ainda precisa ser votado pela comissão. A seguir, a proposição será apreciada pelas comissões de Agricultura e Política Rural; e de Constituição e Justiça e de Redação.

Reportagem - Natalia Doederlein
Edição - Simone Ravazzolli

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax. (61) 318.2390
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.