Deputados cobram Itamaraty sobre patente do cupuaçu

19/08/2003 - 20:09  

Quatro parlamentares representantes da região Norte estiveram, na tarde de hoje, no Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores. Eles foram cobrar uma posição mais enérgica do Itamaraty no impasse criado pela empresa japonesa Asahi Foods, que, no início de junho, patenteou a marca cupuaçu nas agências oficiais de patente dos Estados Unidos, Japão e Europa. Além do cupuaçu, a empresa japonesa também pediu o registro do cupulate – o chocolate feito a partir da semente da fruta, natural da região amazônica.
Fizeram parte da comitiva os deputados Zé Geraldo (PT-PA) e Henrique Afonso (PT-AC); e as senadoras Ana Júlia (PT-AC) e Fátima Cleide (PT-RO).

ITAMARATY ESTÁ ATENTO
Para o deputado Zé Geraldo, a quebra da patente dos japoneses junto à Organização Mundial do Comércio é necessária para solucionar o caso e evitar que incidentes semelhantes tornem a acontecer. Segundo o deputado, o Itamaraty afirmou que já existe uma equipe jurídica do ministério cuidando do caso e que agora é uma questão de tempo para a reversão da patente. Zé Geraldo ressaltou a importância do cupuacu para a sobrevivência da agricultura familiar na Amazônia. “Uma vez sendo agregado valor ao produto, ele vai contribuir muito para o desenvolvimento econômico daquelas famílias que já cultivam o cupuaçu, já que a fruta tem aceitação muito grande tanto no mercado nacional quanto internacional”.
Além dos parlamentares, participaram da reunião representantes do GT Amazônia, uma aliança formada por organizações não-governamentais que reúne associações ambientalistas, pequenos agricultores e extrativistas da região. O próximo encontro do grupo formado pelos parlamentares e pelo GT Amazônia deve contar com a participação de representantes da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Reportagem – Giulianno Cartaxo
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax. (61) 318.2390
E-mail: agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.