Câmara analisa fim do voto secreto

05/11/2002 - 18:31  

Os eleitores têm o direito de conhecer os votos de seus representantes na Câmara e no Senado. Esse é o principal argumento dos que defendem o fim do voto secreto no Congresso, objeto de proposta (PEC 349/01) do deputado Luiz Antônio Fleury (PTB-SP). A matéria teve sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e será encaminhada para análise de uma comissão especial.
De acordo com o Regimento Interno da Câmara, a adoção do voto secreto é permitida na apreciação de matérias como a perda de mandato parlamentar ou a suspensão das imunidades constitucionais, além de na eleição do presidente da Casa e demais membros da Mesa Diretora.

TRANSPARÊNCIA
Ao discordar desse dispositivo, o deputado Fleury afirma que a opinião do parlamentar deve ser a mais transparente possível. "Quem se dedica à vida pública tem de assumir publicamente as suas responsabilidades. Por essa razão, nós somos a favor do voto aberto para todo tipo de votação", afirma o parlamentar.
Ainda na opinião de Fleury, o Governo Lula não deverá criar obstáculos à aprovação de sua proposta, já que a idéia tem o apoio de vários parlamentes que apóiam o futuro presidente. O petista José Genoíno (SP), por exemplo, é autor de uma proposta semelhante à de Fleury.

Por Poliani Castello Branco/ RO

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.7423
Fax. (61) 318.2390
e-mail: agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.