Política e Administração Pública

Deputados rejeitam convocação do ministro da CGU

23/08/2011 - 21:10  

Por 286 votos a 111 e 1 abstenção, o Plenário rejeitou, nesta terça-feira, o requerimento do DEM para convocação do ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage. O líder do partido, deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (BA), afirmou que a intenção era ouvir em Plenário as explicações sobre os procedimentos da CGU diante das denúncias que atingiram vários ministérios.

"Se, de fato, querem fazer uma faxina no Brasil, é preciso explicar por que a Controladoria-Geral da União nada vê, nada sabe e nada faz diante de tanta corrupção que acontece no governo federal. O senhor Jorge Hage tem que vir aqui para explicar se no governo existe ou não sistema de controle para evitar o desvio do dinheiro público e os atos de corrupção", destacou ACM Neto.

A base governista votou em peso contra o requerimento do DEM, inclusive a maioria dos deputados do PR, que recentemente anunciou posição independente no Plenário. O líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), se queixou do comportamento da oposição. "A presidenta Dilma Rousseff tem feito dura luta contra qualquer falta de ética no serviço público. E hoje a agenda do País é a agenda do emprego, do crescimento e da erradicação da miséria. A oposição não quer essa agenda. Ela quer discutir CPI. E aí eu chamo a oposição e digo: deixa a Dilma trabalhar, deixa a Dilma trabalhar", disse.

Paulo Teixeira lembrou que os ministros diretamente atingidos por irregularidades em suas pastas estão vindo normalmente à Câmara para prestar esclarecimentos.

* Matéria atualizada às 23h11

Reportagem – José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.