Política e Administração Pública

Oposição critica governo por denúncias de irregularidades em ministério

06/07/2011 - 19:39  

Ao tomarem conhecimento da saída do ex-ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, os líderes da oposição se revezaram em Plenário nesta quarta-feira para criticar o governo. O líder do PSDB, deputado Duarte Nogueira (SP), chamou atenção para o fato de que os dirigentes do ministério não foram demitidos na data da reunião em que a presidente Dilma chamou sua atenção por desvios. “Por que esperar até que as denúncias viessem a público?”, indagou, referindo-se à publicação de matérias jornalísticas desde o fim de semana.

Para o líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), o problema está na falta de comando do governo, que fica clara na forma como os cargos públicos são distribuídos entre partidos. “Em vez de construir uma relação institucional e de independência com o Congresso, o governo fica refém dos partidos, sobretudo do PT”, disse.

Ele lembrou que num período de 30 dias houve modificações em quatro ministros do governo Dilma Rousseff, dois deles com suspeitas de corrupção. “São fatos que aconteceram desde o Governo Lula, cuja principal coordenadora era a atual presidente”, ressaltou.

Pediu demissão
O vice-líder do PR, deputado Anthony Garotinho (RJ), ressaltou que o ministro não foi demitido, mas pediu demissão e, ao fazê-lo, abriu mão de seu sigilo fiscal e do foro privilegiado para que o Ministério Público e a Polícia Federal possam investigar sua atuação. “Não tentem levar essa questão para o lado partidário, porque ela deve ser tratada entre a presidente da República e o ministro”, ressaltou.

Já o líder do PT, deputado Paulo Teixeira (SP), disse que a postura da oposição é de alegria, quando deveria aplaudir a presidente Dilma por ter agido rapidamente nessa questão. Para ele, novamente a oposição quer julgar as pessoas sem que haja provas nem que se possam avaliar as responsabilidades. “As mudanças estão sendo feitas por dentro, e os problemas foram identificados pelo próprio governo”, disse.

Fiscalização
Para o líder da Minoria, deputado Paulo Abi-Akel (PSDB-MG), o fato de o ministro ter se demitido coloca ainda mais responsabilidade sobre a presidente Dilma, por não ter agido. “Além disso, esse é o governo que continua a atuação de Lula, que recentemente disse que deveríamos diminuir as fiscalizações do TCU sobre obras. A que isso pode servir?”, questionou.

Na opinião do líder do PR, deputado Lincoln Portela (MG), a oposição tenta atingir seu partido e acima de tudo o governo, que tem um projeto contínuo de oito anos e meio para desenvolver o País e fazer justiça social. “É claro que a inveja e o desespero batem à porta dos que não tiveram competência para governar o País como temos feito”, respondeu.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.