Economia

Deputado pede planejamento para o setor de álcool combustível

25/05/2011 - 13:40  

O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) pediu hoje mais planejamento para o setor de álcool, ainda que os preços do combustível tenham sido reduzidos recentemente, após o término da entressafra, em abril. “Os preços diminuíram agora, mas a situação pode se repetir. Estamos falando de um combustível que queremos que sobreviva e se desenvolva. Qual seria o grau de poluição nas grandes cidades sem o etanol?”, questionou.

As declarações foram feitas em audiência pública da Comissão de Minas e Energia para discutir o marco regulatório do etanol. O evento, sugerido por Arnaldo Jardim, foi encerrado há pouco.

O deputado Dr. Aluizio (PV-RJ), que também sugeriu a audiência, cobrou a elaboração de um marco regulatório para o setor, “claro, estável e perene” para garantir a competitividade do etanol. “Governo e produtores devem buscar formas de estimular a produção”, disse.

Durante a reunião, o diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Allan Kardec Duailibe anunciou que a agência enviou carta ao Ministério do Planejamento pedindo rapidez no financiamento do estoque. O objetivo é garantir o abastecimento durante a próxima entressafra.

MP 532
Arnaldo Jardim sugeriu ao presidente da Comissão de Minas e Energia, deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG), que a Medida Provisória 532/11, que muda regras para a produção e a comercialização de etanol, tenha como relator um integrante do colegiado. O presidente disse que encaminhará o pedido.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.