Política e Administração Pública

Especialista insiste no aumento da participação feminina

04/10/2010 - 20:00  

Arquivo - Laycer Tomaz
Janete Pietá: maior participação feminina fará parte do imaginário das mulheres e meninas.

Segundo o cientista político Antônio Augusto de Queiroz, assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), a baixa participação feminina em cargos importantes na Câmara ao longo desta legislatura prejudicou o desempenho das mulheres nas urnas.

“Não há nenhuma mulher na Mesa da Câmara, e poucas são presidentes de comissão ou líderes partidárias”, lembrou Queiroz. Segundo ele, contudo, mudanças culturais vão favorecer o aumento no número de deputadas federais nas próximas eleições.

“As pessoas vão, cada vez mais, se dar conta que é importante valorizar a presença feminina na política, de modo que as mulheres tenham, nessa área, a mesma representatividade que têm outras áreas de atuação”, avalia.

Mais recursos
A garantia de recursos mínimos do fundo partidárioFundo destinado à manutenção dos partidos políticos e administrado pelo TSE. A maior parte dos recursos provém do Orçamento da União. Do total de recursos arrecadados, 42% devem ser divididos igualitariamente entre os partidos; 29% divididos proporcionalmente entre os partidos que elegeram deputados federais, de acordo com o tamanho de suas bancadas; outros 29% vão para as legendas que conseguiram obter 1% ou mais dos votos válidos das duas últimas eleições e que tenham conseguido eleger representantes em, no mínimo, cinco estados. e a reserva de tempo na propaganda partidária para as mulheres, ambas estabelecidas pela minirreforma eleitoral de 2009 (Lei 12.034), também devem ajudar a ampliar a participação feminina na Câmara, de acordo com Queiroz.

“Quanto mais recursos as mulheres tiverem para formação política, mais interesse elas terão na área. E, quanto maior o interesse das mulheres pela política, maior será a participação delas em cargos eletivos”, ponderou.

Imaginário
A coordenadora da bancada feminina na Câmara, deputada Janete Pietá (PT-SP), reeleita para a próxima legislatura, também acredita que, apesar da queda registrada nestas eleições, o número de deputadas federais deve aumentar nos próximos pleitos.

“Muitas mulheres ocupam cada vez mais postos importantes em outras casas políticas, em ministérios e em todas as áreas do governo. Isso fará, pouco a pouco, parte do imaginário das mulheres e meninas, que vão, por sua vez, aspirar cargos e aumentar a representatividade das mulheres nos espaços públicos”, garantiu.

Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.