Relações exteriores

Comissão discute entrada no Brasil de iraniano acusado de terrorismo

03/08/2010 - 08:30  

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência se reúne hoje para ouvir representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e dos ministérios das Relações Exteriores e da Justiça sobre a entrada no Brasil, supostamente ilegal, do lugar-tenente da Guarda Revolucionária iraniana, Esmail Ghaani.

A denúncia foi feita em junho no plenário da Câmara pelo deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ). Ele disse ter provas concretas de que o oficial ingressou irregularmente no País junto com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, no fim do ano passado.

“A entrada desse indivíduo é uma afronta ao Brasil e à pacificação que o País prega no mundo”, disse o deputado. Segundo ele, Ghaani é ligado às Forças Quds – “um conluio de pessoas que pregam o terrorismo, o fim da paz mundial e pretendem levar o enriquecimento de urânio para que o Irã tenha bomba nuclear e possa ameaçar o mundo”.

Itagiba encaminhou pedido de informação às autoridades competentes e disse que recebeu a confirmação de que o tenente integrou oficialmente a delegação de Ahmadinejad, sem o visto da Embaixada do Brasil ou a autorização do Itamaraty.

O deputado quer saber com que autoridades Esmail Ghaani se encontrou, se esteve com integrantes do primeiro escalão brasileiro e se discutiu a exportação e o enriquecimento de urânio.

A reunião será realizada às 14 horas no plenário 7 da ala Alexandre Costa, no Senado.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.