Educação, cultura e esportes

Projeto institui 14 de janeiro como o Dia Nacional do Sexo

04/06/2010 - 18:17  

O sexo pode ganhar uma data comemorativa. O Projeto de Lei 7041/10, do ex-deputado Edigar Mão Branca (PV-BA), pretende instituir a data de 14 de janeiro como Dia Nacional do Sexo.

A ideia, segundo o parlamentar, é "estabelecer um dia para pensarmos e discutirmos juntamente com a população uma ou várias maneiras seguras, responsáveis e prazerosas de praticar sexo".

Debate distorcido
Edigar Mão Branca admite que o assunto é polêmico, mas afirma que diversos setores da sociedade já se mostraram favoráveis à criação do Dia do Sexo. O ex-deputado escolheu o dia do próprio aniversário para comemorar o dia do sexo.

"A questão sexual está sendo tratada de forma distorcida, como uma mercadoria suja, e temos a obrigação de rechaçar essas distorções. Sexo não está atrelado somente ao prazer e ao comércio, mas também à preservação familiar", argumenta o ex-parlamentar.

De acordo com Edigar Mão Branca, pesquisa realizada pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo apontou que o brasileiro, na hora do sexo, se preocupa primeiramente em satisfazer o seu parceiro do que com a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.

Tramitação
A proposta tramita de forma conclusivaRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. nas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7041/2010

Íntegra da proposta