Consumidor

Projeto determina substituição de cordas de persianas por varetas

08/03/2010 - 15:51  

Laycer Tomaz
Dr. Talmir: tem se verificado acidentes com crianças, chegando até a óbitos, com as cordas das persianas.

Está em tramitação na Câmara o Projeto de Lei 6797/10, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que determina a substituição de cordas e cordéis de persianas e cortinas por varetas de madeira, de plástico ou de acrílico a fim de evitar acidentes domésticos. A proposta também prevê o uso de dispositivo de segurança para que as varetas não sejam usadas de forma inapropriada.

"Lamentavelmente tem se verificado acidentes domésticos com crianças, chegando inclusive a óbitos, com as cordas e cordéis das persianas e cortinas", afirma o deputado Dr. Talmir. Para ele, a integridade das crianças pode ser protegida se as cortinas forem manuseadas com varetas.

Tramitação
O projeto tramita de forma conclusivaRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Rachel Librelon
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6797/2010

Íntegra da proposta