Relações exteriores

Projeto promove Vinícius de Moraes a ministro do Itamaraty

28/01/2010 - 14:54  

Vinícius de Moraes foi exonerado do Ministério das Relações Exteriores em 1968.

O Projeto de Lei 6417/09, do Executivo, que tramita na Câmara, promove post mortem o poeta Vinícius de Moraes a ministro de primeira classe da carreira de diplomata.

O poeta foi exonerado em 1968 do cargo de primeiro secretário, depois de 26 anos de Itamaraty, num expurgo que atingiu mais de 40 diplomatas. O motivo alegado pelo Ministério das Relações Exteriores foi sua vida boêmia.

Em 1998, a Justiça Federal anistiou o poeta e, em 2006, ele foi reintegrado ao corpo de diplomatas brasileiros. O projeto garante aos atuais dependentes do artista, morto em 1980, os benefícios de pensão correspondente ao cargo de ministro.

Embaixador da cultura
Na mensagem do Executivo, ressalta-se que, apesar de ter interrompida sua carreira diplomática, Vinícius prosseguiu sua carreira artística no Brasil e no exterior, tornando-se um embaixador da cultura brasileira.

"Em suas parcerias com Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell, Toquinho, e outros grandes músicos, Vinícius trouxe à luz algumas das mais belas canções brasileiras", argumenta o governo.

O texto acrescenta: "Seja no estilo da Bossa Nova, do qual 'Garota de Ipanema' é exemplo insuperável, ou através do samba, Vinícius produziu obras-primas da nossa música popular que representaram uma inestimável contribuição no sentido de difundir a cultura brasileira no exterior, tornando-a objeto de apreço e admiração."

Tramitação
A proposta, conclusiva, tramita em regime de prioridade e será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6417/2009

Íntegra da proposta