Cidades e transportes

Deputado ressalta importância de MP de apoio a vítimas de enchentes

20/01/2010 - 17:34  

Edson Santos
Marco Maia disse que haverá programas de recuperação de moradias.

O 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), confirmou nesta quarta-feira que os estados atingidos por enchentes em 2009 serão contemplados com recursos extraordinários do governo federal, por meio da edição de uma medida provisória nos próximos dias. Segundo o parlamentar, a MP beneficiará o Rio Grande do Sul com cerca de R$ 200 milhões, e Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo também receberão recursos extraordinários.

A informação foi dada a Marco Maia em reunião com o secretário-executivo adjunto da Casa Civil, Giles Azevedo. De acordo com o deputado, a MP garantirá recursos para a compra de máquinas e equipamentos que possam melhorar as condições dos municípios atingidos e permitir a reabertura de estradas. A Defesa Civil, segundo ele, receberá dinheiro para implementar programas de recuperação de moradias e pontes e de atendimento a famílias desalojadas.

O presidente da Câmara, Michel Temer, já pediu ao governo para incluir, na MP sobre as enchentes, R$ 300 mil do orçamento da Câmara para o auxílio à reconstrução do Haiti.

Mobilização
De acordo com Marco Maia, a MP não será a única iniciativa de apoio às populações prejudicadas pelas chuvas: "O governo montou uma força-tarefa composta pelos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, junto com a Defesa Civil, no sentido de buscar mecanismos para atenuar os efeitos da chuva sobre os agricultores e os municípios gaúchos”, informou.

Segundo ele, as ações da força-tarefa incluirão o refinanciamento de dívidas, a compra de alimentos estocados e a viabilização de recursos para os agricultores recuperarem as suas lavouras.

Também participaram da reunião na Casa Civil outros parlamentares da bancada gaúcha, como o deputado Beto Albuquerque (PSB), e representantes de entidades ligadas à agricultura.

Reportagem – Eduardo Tramarim/Rádio Câmara
Edição – João Pitella Junior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.