Saúde

Receita poderá ser obrigatória para compra de enxaguatório bucal

20/01/2010 - 13:55  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6228/09, do suplente de deputado professor Victorio Galli (PMDB-MT), que torna obrigatória a apresentação de receita médica ou odontológica para a compra de enxaguatórios bucais e similares.

A medida também prevê que eles só deverão ser vendidos em farmácias e drogarias e que ficarão proibidas a produção, a importação e a comercialização de enxaguatórios bucais com álcool.

Segundo o autor, apesar de não ter indicação de uso universal, os enxaguatórios bucais tiveram 2000% de aumento de consumo no Brasil de 1992 a 2007, segundo levantamento realizado pela Universidade de São Paulo.

Risco de câncer
De acordo com Galli, além de não serem necessários como a pasta de dentes e a escova, pesquisas indicam que o uso de enxaguatórios com álcool aumenta os riscos de câncer de boca e da faringe. Ele informou que o tema foi exposto em revisão científica publicada no fim de 2008 na revista da Academia Dental Australiana.

O deputado afirmou que boa parte dos produtos vendidos no Brasil contém álcool. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, os fabricantes são obrigados a informar na embalagem a presença de álcool na composição, mas nenhum outro controle é exercido sobre seu consumo. Esses fatores, segundo ele, colocam o consumo de enxaguatórios bucais como uma questão de saúde pública.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6228/2009

Íntegra da proposta