Economia

Comissão aprova obrigatoriedade de símbolo em alimento sem glúten

25/11/2009 - 19:40  

Diógenes Santos
Dr. Nechar, novo relator, defendeu a aprovação da medida. 

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 336/07, do deputado Ciro Pedrosa (PV-MG), que exige a inserção, em embalagens de alimentos industrializados, do símbolo internacional que caracteriza os alimentos isentos de glúten. Esse símbolo deverá acompanhar a mensagem "não contém glúten", que já é obrigatória para esses alimentos, de acordo com a legislação.

Ciro Pedrosa explicou que a inclusão do símbolo internacional facilitará a identificação dos alimentos que não contém glúten pelas pessoas que não podem ingerir a substância, e atende a uma antiga reivindicação da Associação dos Celíacos do Brasil (Acelbra).

O primeiro relator designado na comissão, deputado Mauricio Trindade (PR-BA), apresentou parecer pela rejeição, mas o texto não foi acolhido pelos parlamentares. Foi designado relator, então, o deputado Dr. Nechar (PP-SP), que votou pela aprovação da proposta.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania Alves/SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 336/2007

Íntegra da proposta