Economia

Audiência debate capacidade da indústria para atuar no pré-sal

25/11/2009 - 08:07  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio promove hoje audiência pública para discutir a capacidade da indústria nacional de absorver as demandas das atividades de exploração de petróleo em águas ultra profundas (pré-sal).

O presidente da comissão, deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), afirma que é necessário desburocratizar as linhas de crédito para dar viabilidade à indústria ligada ao setor.

Valentim ressalta que, somente para atender a camada do pré-sal já licitada, a previsão da Petrobras era contratar 40 navios sonda e outros 234 navios, sendo 70 de grande porte. "Essas encomendas e as demais que virão, como as de estaleiros, navios de apoio, plataformas, gasodutos e portos deverão beneficiar o nosso parque industrial e, por consequência, gerar milhares de empregos diretos e indiretos", afirma.

O deputado lembra que os primeiros 12 navios foram contratados no exterior, mas informa que a Petrobras prevê investimentos de 20 bilhões de dólares (cerca de R$ 34 bilhões) em fornecedores locais.

"Considerando as previsões iniciais do volume de negócios com a implementação em torno da extração do pré-sal, podemos considerar que o Brasil viverá uma nova fronteira do desenvolvimento", diz o deputado.

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- a diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social, Maria Luisa Campos Machado Leal;
- o assessor da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Caio Britto de Azevedo;
- o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Raul Eduardo Sanson;
- o secretário-executivo do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Sergio Leal;
- o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para a Indústria Naval e de Offshore (Abimaq), Cesar Prata.

A audiência será realizada às 10 horas, no plenário 5. O debate foi proposto pelo deputado Edmilson Valentim. 

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.