Temer promete sugerir Parlamento Jovem às assembléias legislativas

12/11/2009 - 16:56  

Os 78 estudantes do ensino médio que participam da 6ª edição do Parlamento Jovem visitaram o presidente da Câmara, Michel Temer, nesta quinta-feira. O presidente se comprometeu a sugerir a implantação do programa em todas as assembléias legislativas e ficou satisfeito ao ouvir os relatos dos jovens deputados sobre o aprendizado deles na Casa.

Nesta semana, esses adolescentes, que cursam o terceiro ano, discutiram os 78 projetos de lei apresentados por eles à Câmara para a seleção no programa. Algumas dessas propostas podem tornar-se projetos de autoria de deputados e tramitarem na Casa.

O primeiro-secretário do Parlamento Jovem, Jocelino Júnior, disse que essa é uma experiência que esperava há muito tempo. "Desde 2004 eu tenho vontade de participar. Preparei um projeto desde março deste ano, e estou muito feliz, honrado de estar aqui, principalmente por ser de família pobre e humilde que mora no morro."

A experiência também valeu a pena para Luize Andrade, que ocupou o cargo de presidente do Parlamento Jovem e gostou de compreender o processo legislativo. "As discussões são muito satisfatórias pois, sabendo da opinião das outras pessoas e por meio da democracia, nós podemos aprovar os projetos nas comissões e no plenário. A parte que eu mais gostei foi das discussões e do processo legislativo."

Bancada feminina
O presidente Michel Temer observou que a eleição da estudante para a Presidência mostra que o machismo não interfere nas decisões dessa geração. Ele lembrou que a Câmara também tem trabalhado para vencer o preconceito contra a mulher e não duvida de uma mulher à frente da Câmara.

"Eu tenho prestigiado muito todas as iniciativas da bancada feminina. Foi criada, em minha gestão, a procuradoria da Mulher, que tem tido uma atuação significativa na Câmara dos Deputados." Ele explicou que agora uma das representantes da Câmara tem assento no Colégio de líderes, com voz e voto. "Portanto, nada impede que, no futuro, uma colega venha a presidir a Casa."

O Parlamento Jovem é realizado anualmente, e a edição atual se estende até esta sexta-feira (13). O evento é regulado pelo Ato da Mesa 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara, de iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP). Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos participantes são custeados pela Câmara.

Notícias relacionadas:
Parlamento Jovem define Mesa Diretora dos trabalhos
Câmara divulga aprovados para 6ª edição do Parlamento Jovem
Edição especial detalha experiência do Parlamento Jovem

Reportagem - Bruno Angrisano/SR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.