Direitos Humanos

Comissões vão ouvir ministra sobre agressão a aluna na Uniban

11/11/2009 - 20:24  

As comissões de Educação e Cultura e de Direitos Humanos e Minorias vão convidar para audiência pública a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéia Freire, para debaterem a agressão sofrida por uma estudante na Universidade Bandeirantes (Uniban), em São Paulo.

As comissões querem esclarecer o envolvimentos dos estudantes e o papel da universidade na condução do processo educacional. Proposta pelos deputados Ivan Valente (PSOL-SP) e Angela Portela (PT-RR), a audiência foi aprovada nesta quarta-feira e ainda não teve a data definida.

No mês passado, estudantes da Uniban fizeram uma manifestação contra a estudante Geisy Arruda, que compareceu à faculdade com um vestido curto. Para os parlamentares, as cenas, distribuídas pela internet e veiculadas na televisão, impõem uma reflexão acerca do machismo e de posições do conservadorismo em vigor na sociedade.

Estupro
"Entre chegar à universidade e fugir, a aluna foi obrigada a ouvir aclamações por estupro. Para uma parte considerável daqueles que criaram o tumulto, a responsável pelas agressões era a própria estudante", disse Valente.

Angela lembrou que justificativas como as dos manifestantes é recorrente nos casos de violência contra a mulher. "O caso da estudante, assim como inúmeros casos ocorridos no País, configura gravíssima manifestação de machismo, preconceito e intolerância".

"Qual o papel das instituições na formação desses jovens?", questionou Valente. Na opinião do deputado, a manifestação dos acadêmicos contra a estudante foi um assédio em massa e uma incitação à violência. Geisy chegou a ser expulsa, conforme divulgado pela própria Uniban, que voltou atrás diante da repercussão negativa do episódio, inclusive em sites internacionais.

Educação
Ainda para os deputados, o caso expõe a face do sistema de ensino que nos últimos se tornou competitivo e individualista. "Nossas escolas sofrem com uma padronização irracional, que desconsidera diferenças, impondo um modelo centrado apenas em conteúdos e que reduz a educação a processos mecânicos de transmissão de informação", disse Ivan Valente.

Para a deputada Angela, o modelo de educação subtrai do trabalho escolar a dimensão mais importante: "a formação de cidadãos críticos e conscientes que busquem a construção de uma sociedade justa e livre de preconceitos", destacou.

Convidados
Além da ministra, serão convidados para a audiência:
- a secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci;
- o reitor da Universidade Bandeirantes, Heitor Pinto Filho;
- a professora de antropologia da Universidade de Brasília (UnB), Débora Diniz; e
- a diretora de Mulheres da União Nacional dos Estudantes, Roberta Costa.

Da Redação/NA
Colaboração – Laís Braz

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.