Política e Administração Pública

Temer: projetos sobre clima serão importantes em debate mundial

29/10/2009 - 13:14  

O presidente da Câmara, Michel Temer, explicou a importância que os projetos aprovados nesta semana sobre mudanças climáticas terão na Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP 15), que será realizada em dezembro em Copenhague, na Dinamarca. "Estamos nos preparando para esse encontro, que vai reunir praticamente o mundo todo. E nós, do Parlamento brasileiro, não poderíamos ficar sem levar uma coisa concreta", disse Temer em entrevista nesta quinta-feira.

Nesta semana, o Plenário aprovou os projetos de lei que criam a Política e o Fundo Nacional de Mudanças Climáticas (PLs 18/07 e 2223/07). Os objetivos dessas propostas são reduzir as emissões de gases do efeito estufa e implementar medidas de adaptação às mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global.

O fundo será usado para financiar ações nesse sentido e será administrado por um comitê gestor ligado ao Ministério do Meio Ambiente. Os recursos do fundo virão do Orçamento da União e de contribuições de empresas petrolíferas ao Ministério do Meio Ambiente quando elas tiverem alta produtividade

Para Temer, a aprovação dessas medidas terá ótima repercussão na reunião de Copenhague. Um dos objetivos da conferência mundial é lançar um acordo ambiental entre os países para substituir o Protocolo de Quioto que expira em 2012.

Os projetos aprovados pelos deputados ainda devem ser votados pelo Senado.

Notícias relacionadas:
Câmara votará política sobre mudança climática, diz Temer
Grupo de trabalho debaterá regulamentação do mercado de carbono
Copenhague: Brasil deverá cobrar metas dos países ricos
Acordo da ONU vai definir formas de combate ao aquecimento global

Reportagem - Bruno Angrisano / Rádio Câmara
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.