Política e Administração Pública

Projeto permite banco privado operar subvenção ao crédito rural

20/10/2009 - 13:42  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5727/09, da Comissão Especial da Crise na Agricultura, que permite que bancos privados operem subvenções econômicas nas operações de crédito rural na modalidade de equalização de taxas de juros. De acordo com a Lei 8.427/92, apenas bancos oficiais e bancos cooperativos podem ser operadores desse tipo de subsídio.

Os autores do projeto, deputados Lelo Coimbra (PMDB-ES) e Abelardo Lupion (DEM-PR), presidente e relator da comissão, respectivamente, afirmam que a atual tendência de queda dos juros básicos aproxima o sistema financeiro privado da atividade agrícola.

No sistema de equalização de taxa de juros, a instituição financeira credenciada capta no mercado recursos e repassa, na forma de operações de crédito, a produtores rurais.

O governo banca a diferença entre os custos de captação, os custos administrativos e tributários e os encargos, inclusive financeiros, cobrados dos tomadores de crédito. O mecanismo objetiva tornar o crédito rural mais barato para o setor agropecuário.

Para a comissão especial, a abertura do sistema de subvenções ao crédito rural para os bancos privados vai aumentar a oferta de crédito à agropecuária e, consequentemente, pressionar a redução da taxa de juros praticada.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, será votada em Plenário.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5727/2009

Íntegra da proposta