Política e Administração Pública

Servidor em trabalho nocivo à saúde pode ter aposentadoria especial

25/09/2009 - 15:05  

A Câmara analisa o Projeto de Lei Complementar 472/09, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que concede aposentadoria especial aos servidores públicos que exercem atividades prejudiciais à saúde. O benefício será devido ao funcionário que tiver trabalhado nessas condições durante 15, 20 ou 25 anos, de acordo com o agente nocivo.

Por exemplo, poderá aposentar-se após 25 anos de serviço quem trabalhou na exploração e no processamento de minério chumbo. Por outro lado, poderá aposentar-se com 20 anos de serviço quem atuar em mineração subterrânea em local afastado das frentes de produção.

Além disso, para se aposentar, o servidor deverá contar pelo menos dez anos de serviço público e cinco anos no cargo em que se aposentará, independentemente da idade. A aposentadoria não poderá ser maior que o salário recebido pelo servidor no momento de se aposentar.

Regulamentação
A proposta de Faria de Sá regulamenta o item da Constituição referente à aposentadoria especial no serviço público. A Constituição proíbe a adoção de critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria, a não ser nos casos dos portadores de deficiência, das atividades de risco ou das prejudiciais à saúde. Para tanto, exige lei complementar.

Com o projeto, o deputado espera corrigir o que considera uma injustiça decorrente da falta de regulamentação. Para ele, os direitos dos trabalhadores do serviço público devem ser igualados aos do privado nesse ponto.

"Se, por um lado, a sociedade clama por uma reforma previdenciária do setor público, proclamando a `unificação dos regimes` como critério de isonomia entre os brasileiros, não há dúvidas de que os servidores públicos devem também se igualar em direitos com os milhões de brasileiros do regime privado", diz o parlamentar.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto também será votado pelo Plenário.

Notícias relacionadas:
Projeto inclui insalubridade no cálculo da aposentadoria por idade
Assistente social poderá ter adicional de insalubridade
Proposta facilita comprovação para aposentadoria especial
Projeto concede aposentadoria especial a deficientes
Petroleiros poderão ter aposentadoria especial
Eletricitários poderão ter aposentadoria especial

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 472/2009

Íntegra da proposta