Direitos Humanos

Alerta sobre lactose em remédios poderá se tornar obrigatória

25/09/2009 - 10:09  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5368/09, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), que obriga os laboratórios farmacêuticos a inserir, nos rótulos dos medicamentos, alerta sobre a presença de lactose em sua composição.

A regra também valerá para os medicamentos importados. O descumprimento da medida prevista no projeto constituirá infração sanitária e sujeitará os infratores às sanções previstas na legislação específica.

Intolerância à lactose
Mabel argumenta que a medida permitirá a pessoas com intolerância à lactose saber, antes de comprar um determinado medicamento, se o produto possui ou não a substância.

O consumidor, segundo o deputado, geralmente só sabe da presença da lactose no remédio quando lê a bula. "Ou seja, após tê-lo adquirido ou quando o consome e sofre com os sintomas típicos da intolerância", afirma.

A intolerância à lactose manifesta-se por meio de distúrbios gastrointestinais, como náuseas, vômitos e diarréia. Essa intolerância se deve à ausência da enzima lactase nas células da mucosa intestinal, o que impede a digestão da lactose presente no leite.

Os pacientes que sofrem da intolerância à lactose precisam adotar uma dieta alimentar restritiva, e o leite e seus derivados são descartados do consumo.

Tramitação
O projeto será analisado emcaráter conclusivo pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Proposta prevê advertência em embalagem de produto com látex

Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5368/2009

Íntegra da proposta