Educação, cultura e esportes

Inscrições para Parlamento Jovem se encerram no dia 29

24/09/2009 - 11:53  

Encerra-se na terça-feira (29) o prazo das inscrições para a 6ª edição do Parlamento Jovem. Para fazer a inscrição, as escolas devem encaminhar os projetos de lei dos alunos para a Secretaria de Educação de seu estado. Os 78 estudantes de escolas públicas e particulares selecionados vão participar de 9 a 13 de novembro em Brasília de uma jornada parlamentar simulada que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário. Podem se inscrever alunos do ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos.

As propostas devem ser apresentadas para diretoria de cada escola, com temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Após a seleção nos estados, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) encaminhará os projetos à Câmara dos Deputados, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa definirá os selecionados. O resultado da seleção será divulgado em 26 de outubro.

O número de trabalhos selecionados em cada estado será proporcional à representação das bancadas dos deputados federais. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados para participar do evento são custeadas pela Câmara.

Aprendizado
Integrante do primeiro grupo do Parlamento Jovem em 2004, João Martim, de 21 anos, diz que o encontro mudou sua visão sobre a política. "Com o Parlamento percebi que a democracia brasileira é possível de ser exercida e pode alcançar a todos sem barreiras. Isso só é possível com pessoas comprometidas e com seriedade. Aprendi muito. Na época não sabia o que cursar na universidade, e o parlamento foi decisivo para eu escolher o curso de direito", diz.

Para o presidente do Parlamento Jovem de 2007, Johnny Silva Borges, de 20 anos, a oportunidade de ser deputado por uma semana é única e extraordinária. "Vi que políticos trabalham muito; que a política é necessária para a sociedade e ainda aprendi a escolher melhor meus representantes", explica.

Outras informações podem ser obtidas no portal da Câmara (www.camara.gov.br) ou pelo telefone 0800-619-619.

Confira a programação

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.