Deputados comemoram a votação da proposta

23/09/2009 - 21:35  

A aprovação da garantia de recursos para a cultura foi celebrada pelos parlamentares e artistas presentes à votação da matéria na comissão especial. O presidente do colegiado, Marcelo Almeida (PMDB-PR), considerou a votação histórica: "Cultura é uma questão de soberania nacional. E hoje é um dia de grandes conquistas para o País com a aprovação dessa PEC e do Plano Nacional de Cultura [PL 6835/06, aprovado pela Comissão de Educação]".

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) comparou a importância da cultura à da educação. "Se a educação é o corpo da sociedade, a cultura é a alma. Não se pode viver sem nenhuma delas", disse. Os deputados Magela (PT-DF) e Paulo Rocha (PT-PA) prometeram trabalhar para que a PEC não fique parada no Plenário por causa de pressões da área econômica do governo.

A relatora do Plano Nacional de Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), se disse aliviada. "Hoje aprovamos o plano, que é um grande passo; mas, sem os recursos dessa PEC, ele corre um sério risco de virar peça de ficção", explicou.

Representantes de grupos de teatro, música e dança folclórica; o ator e presidente da Funarte, Sergio Mamberti; e a cantora Fernanda Abreu, presentes à reunião, também comemoraram a aprovação.

Reportagem – Juliano Pires
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.