MP autoriza doação de feijão a programas sociais

22/09/2009 - 22:49  

A Medida Provisória 462/09 foi aprovada com emenda dos senadores que autoriza o Executivo a doar até 70 mil toneladas de feijão dos estoques públicos. A doação será feita aos programas de distribuição de alimentos conduzidos pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Educação e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Caberá à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) transportar os grãos até o local de destino.

Um acordo entre o governo e a oposição retirou, de uma das emendas à MP, a taxa de fiscalização destinada a financiar as ações da Agência Nacional de Águas (ANA). A taxa seria cobrada anualmente das concessionárias de serviços públicos de irrigação e de adução (atividade de trazer a água, nos sistemas de abastecimento, desde o ponto de captação até a rede de distribuição). A cobrança começaria a partir de 1º de janeiro de 2010.

Permaneceram no texto as novas atribuições da ANA, como a fixação de padrões de eficiência e de tarifas para os serviços que são objetos de taxação, quando cabíveis.

Dívidas municipais
Mais um benefício para os municípios consta de emenda que reabre o prazo de adesão ao parcelamento de dívidas das prefeituras com o INSS, que havia terminado em 2008. O novo prazo termina em 30 de novembro de 2009 e o parcelamento é disciplinado na Lei 11.196/05.

Destruição de mercadoria
A única emenda rejeitada pelo Plenário impunha obrigações, multas e outras penas a importadores, transportadores internacionais ou administradores de depósitos portuários quando não fosse realizada a devolução ou destruição de mercadoria estrangeira importada sem amparo nas leis ambientais, de saúde, de segurança pública ou de vigilância sanitária.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.