Política e Administração Pública

Minc: Pacto pelo semi-árido terá participação de governadores do NE

16/09/2009 - 20:20  

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou nesta quarta-feira aos representantes da bancada do Nordeste e ao líder do PV, deputado Edson Duarte (BA), que os governadores da região serão chamados para compor o Pacto pela Preservação do Semi-árido, que será anunciado pelo governo em março de 2010.

Duarte considerou a iniciativa "um passo concreto" na preservação do semi-árido e de sua população. "É um movimento histórico e de ações afirmativas, concretas, envolvendo os governos estaduais e o federal."

O líder do PV ressaltou dados de estudo da Universidade de São Paulo (USP) que indicam a desertificação, a partir de 2030, de parte significativa do semi-árido. Esse processo, ressaltou, vai deslocar mais de um milhão de pessoas que não terão mais condições de sobreviver naquela região.

Redução do PIB
O deputado informou também, no plenário da Câmara, que estudo da Universidade Federal de Minas Gerais, em conjunto com o Instituto Oswaldo Cruz, aponta que o PIB do Nordeste poderá sofrer uma forte redução nas duas próximas décadas em função da desertificação, provocando uma verdadeira tragédia humana.

Atualmente, cerca de 1.500 municípios brasileiros de 11 estados estão localizados em áreas suscetíveis à desertificação. O fenômeno é causado pelo desmatamento desenfreado e pelas práticas erradas de uso do solo para atividades econômicas que extrapolam a capacidade de suporte e de sustentabilidade de uma área.

Notícias relacionadas:
Novo líder do PV critica comissão que unifica projetos ambientais
Câmara terá comissão especial para analisar leis ambientais
Minc defende desenvolver Amazônia para reduzir desmatamento
Agricultura rejeita proposta sobre política contra desertificação

Reportagem - Karla Alessandra/Rádio Câmara/SR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.