Cidades e transportes

Projeto cria duas varas trabalhistas no Maranhão

14/09/2009 - 14:52  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5541/09, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que cria duas novas varas trabalhistas na jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 16ª Região - uma em São Luís, capital do Maranhão; outra em Imperatriz, no sudoeste do estado.

A proposta prevê ainda a criação de quatro cargos de juiz do trabalho (dois titulares e dois substitutos) e três cargos de analista judiciário, especialidade execução de mandados, para viabilizar o funcionamento das duas varas.

Expansão da Justiça
O presidente do TST, ministro Milton de Moura França, informa que a expansão da Justiça do Trabalho no Maranhão, nos termos propostos no projeto, foi aprovada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo próprio tribunal superior.

De acordo com o magistrado, a criação de uma vara a mais em São Luís se justifica porque é a capital com menor número de varas trabalhistas do País (6), atrás apenas de Teresina (PI), com quatro varas.

Da mesma forma, segundo ele, há necessidade de uma vara a mais em Imperatriz, onde existe, atualmente, apenas um órgão de primeira instância trabalhista, que recebeu uma média de 2675 ações por ano entre 2004 e 2007, quando o máximo admitido é 1500 casos.

As novas varas serão implantadas pelo TRT da 16ª região na medida das disponibilidades orçamentárias.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida, o projeto será votado pelo Plenário.

Notícias relacionadas:
Comissão aprova criação de varas do Trabalho no Piauí
Comissão aprova criação de cargos e funções no TRT de Belém
Projeto cria 167 cargos e 116 funções no TRT de Belém

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5541/2009

Íntegra da proposta