Ciência, tecnologia e Comunicações

CCJ aprova acordo de cooperação técnica entre Brasil e Sri Lanka

04/09/2009 - 14:22  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na terça-feira (1º) o acordo de cooperação técnica entre Brasil e Sri Lanka, assinado em 2008 pelos governos dos dois países. O acordo permitirá o desenvolvimento de projetos de cooperação em diversas áreas, a serem desenvolvidos por instituições públicas e privadas ou por organizações não governamentais.

O acordo tramita na forma do Projeto de Decreto Legislativo 1672/09, de autoria da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Segundo o texto, caberá a uma comissão conjunta formada pelos governos de Brasil e Sri Lanka definir as áreas prioritárias de cooperação e acompanhar os projetos que forem implementados. Os bens e equipamentos fornecidos de um país a outro para execução dos projetos terão isenção de taxas de importação e exportação.

O relator na CCJ, deputado Marcelo Guimarães Filho (PMDB-PA), apresentou parecer pela constitucionalidade, juridicidade e boa técnica legislativa da proposta. O projeto teve origem na mensagem 914/08, do Poder Executivo.

Segundo o governo, o objetivo do acordo é desenvolver a cooperação técnica em áreas de interesse mútuo, de forma a estimular o progresso e o desenvolvimento dos dois países.

A República do Sri Lanka (antigo Ceilão) é uma ilha localizada ao sul da Índia. O país tem cerca de 20 milhões de habitantes e sua economia é baseada, principalmente, na exportação produtos têxteis, chá, coco e borracha.

O Sri Lanka esteve em guerra civil nos últimos 25 anos. O conflito armado terminou no último mês de maio, quando o Exército declarou vitória sobre a guerrilha separatista dos Tigres Tâmeis.

Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade e ainda precisa ser aprovado pelo Plenário da Câmara.

Reportagem – Juliano Pires
Edição – Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1672/2009

Íntegra da proposta