Governo vai manter urgência na tramitação dos projetos do pré-sal

03/09/2009 - 15:54  

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Conselho Político decidiram nesta manhã manter o regime de urgência constitucional previsto para a tramitação dos quatro projetos de lei que tratam da exploração de petróleo na camada do pré-sal - 5938, 5939, 5940 e 5941.

A Câmara e o Senado têm 45 dias cada para discutir e votar os projetos antes que eles tranquem a pauta de votações. A oposição reclama que esse tempo é muito curto para um tema tão importante.

O presidente da Câmara, Michel Temer, afirmou que agora é hora de acalmar os ânimos de governistas e oposicionistas. "É intrinsecamente uma matéria urgente. Em qualquer hipótese, ela tramitaria com urgência. Eu, pelo menos, faria esforço para isso. Naturalmente, mantido o regime de urgência, é uma questão política. O governo tem uma posição, a oposição tem outra. A mim cabe administrar esse problema na Câmara".

O líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), que acompanhou a reunião, considera a urgência importante para a análise dessas matérias. Ele diz que a oposição não está debatendo o mérito do tema. "Ainda não ouvi as vozes da oposição comentarem se concordam ou não com a capitalização e o fortalecimento da Petrobras. Se concordam ou discordam da mudança do sistema de concessão para o de partilha que amplia a parcela que fica para o País. Porque são novos campos com baixo risco exploratório e alta rentabilidade. Se a oposição concorda ou não com o fundo social que vai separar esse recurso do petróleo para investir nas próximas gerações em educação, ciência e tecnologia."

Se seu navegador não puder executar o vídeo, <a href="#texto">veja a descrição textual do conteúdo do vídeo desta matéria</a>.<br />Se preferir, <a href="http://imagem.camara.gov.br/internet/midias/TV/2009/agencia/set/Sonora_Henrique Fontana 0309.mp3">obtenha o vídeo</a> e salve-o em seu computador.

Henrique Fontana defende urgência, com o argumento que o País vai ganhar muito com a capitalização da Petrobras.

Obstrução
O líder do Democratas, deputado Ronaldo Caiado (GO), disse que vai continuar mantendo a obstrução na pauta do Plenário. Ele considera o regime de urgência desses projetos um desrespeito ao Congresso. "O presidente Lula, com essa sua postura de intransigência, de petulância, de arrogância, de prepotência nesse momento, acaba de fechar o Congresso Nacional. Com essa atitude antidemocrática truculenta, típica de Hugo Chávez, ele fez justamente com que a Casa não funcione mais."

Notícias relacionadas:
Câmara analisa marco legal da exploração do pré-sal
Pré-sal: base aliada discute com Lula nesta quinta fim da urgência
Oposição manterá obstrução contra urgência para pré-sal
Relatorias do pré-sal devem ficar com o PT e o PMDB
Projetos do pré-sal terão intenso debate no Parlamento, diz Temer
Executivo deve concluir projeto sobre pré-sal neste mês, diz líder
Pré-sal: Coppe defende valorização de pesquisadores brasileiros
Conselho lança estudo propondo nova lei de exploração do petróleo
Lobão: marco regulatório do pré-sal chega à Câmara até agosto
ANP defende modelo de partilha de produção de petróleo no pré-sal

Reportagem - Bruno Angrisano
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.