Conferência premia municípios com boa mobilidade urbana

02/09/2009 - 19:50  

A 10ª Conferência das Cidades terminou nesta quarta-feira com a premiação de quatro municípios que adotaram bons projetos de mobilidade urbana. Eles receberam o Selo Cidade Cidadã da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.

Na categoria dos municípios com até 100 mil habitantes foram premiadas duas cidades. A primeira é Forquilhinha, em Santa Catarina, pela implantação de ciclovia, o que incentiva o uso da bicicleta, uma das soluções para os congestionamentos e poluição causados pelo uso carros, ônibus e motos.

O segundo município premiado foi Leme, em São Paulo, onde o projeto Linha da Saúde oferece aos usuários do Sistema Único de Saúde e da rede municipal de saúde sistema de transporte regular e pontual gratuito.

Fluxo viário
Na categoria dos municípios acima de 100 mil habitantes também foram premiadas duas cidades. A primeira é Natal, capital do Rio Grande do Norte, com o Projeto Via Livre. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana da capital potiguar, Kelps Lima, o programa melhorou em 40% o fluxo viário dos principais corredores da cidade e permitiu aumento médio da velocidade entre 10% e 15%.

"O Via Livre dá um tratamento especial nessas vias. Primeiro, proibindo veículos de estacionarem. Carro parado na rua inibe muito o trânsito da cidade. A partir daí, é dado todo um tratamento: desde a recuperação de calçadas: câmeras de monitoramento de segurança; novo recapeamento; alterações na legislação que exijam de novos empreendimentos, vagas de garagem e incentivos fiscais fortíssimos para que as empresas possam construir garagens privadas", explicou o secretário.

A outra cidade premiada foi Contagem, em Minas Gerais, onde o programa Sem Limite dá transporte gratuito para pessoas que tenham deficiência física com alto grau de comprometimento e renda per capita de até um salário mínimo.

Esse programa utiliza veículos adaptados, com espaço para acompanhantes e com motoristas treinados que fazem o transporte dos usuários de suas residências até o destino.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, deputado Eduardo Sciarra (DEM-PR), destacou a importância do selo Cidade Cidadã. "Que a partir de um estímulo que é representado pela premiação, pelo reconhecimento público, práticas dessa natureza sejam implementadas nos municípios de maneira crescente", defendeu.

Reportagem – Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.