Cidades e transportes

Relatora defende aprovação de política de mobilidade urbana

02/09/2009 - 19:47  

Antes da premiação do selo Cidada Cidadã pela 10ª Conferência das Cidades, a deputada Angela Amin (PP-SC) defendeu a aprovação do projeto de lei (PL 1687/07) que estabelece a política de mobilidade urbana.

Relatora da matéria em comissão especial da Câmara, a deputada diz que a aprovação de um marco regulatório vai dar estabilidade jurídica ao setor e permitir a ampliação de investimentos, a redução de tarifas e a universalização do acesso ao transporte público.

Grautidades
Angela Amin defende que o projeto obrigue a União e os estados a destinar receitas específicas para bancar as gratuidades de transporte aprovadas em leis federais ou estaduais.

"Por exemplo, a lei do transporte gratuito ao idoso é do governo federal. Então, há necessidade de um subsídio federal ao transporte público municipal para que o ônus da gratuidade do idoso não venha a acarretar àquele usuário do transporte público porque ele está rateado dentro do custo da tarifa", explica a deputada.

Angela Amin criticou ainda o fato de as obras para melhoria do trânsito nas cidades priorizarem o transporte individual, e não o coletivo. Segundo ela, 20% das pessoas em veículos particulares ocupam 80% das vias públicas.

Reportagem – Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.