Prefeitos se juntam no Recife para gerenciar transporte metropolita

02/09/2009 - 16:02  

Na região metropolitana do Recife, há um ano prefeitos de 14 municípios e o governo do Estado de Pernambuco tornaram-se sócios do Grande Recife Consórcio de Transporte, empresa que gerencia todo os sistema de transporte da região. O presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, contou na Conferência das Cidades que o novo sistema busca beneficiar as comunidades mais distantes, principalmente com a cobrança de uma única tarifa por trecho para percorrer toda a região.

"Esse processo garante mobilidade e redução de custos. As pessoas pagam uma tarifa por sentido. Isso permite que alguém saia do extremo norte da região metropolitana e vá até o extremo sul, algo em torno de 90 Km, pagando uma tarifa para ir e uma para voltar. Com a redução, um trabalhador pode disputar emprego onde houver emprego", disse.

Na opinião do professor da UFRJ Rômulo Orrico, a adoção de um bilhete único muda o comportamento das pessoas. Elas ganham o direito de escolher entre diferentes caminhos de um ponto a outro, pagando uma única tarifa.

Reportagem - Noéli Nobre Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.