Hauly diz que investimentos das prefeituras estão prejudicados

25/08/2009 - 21:03  

O deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) disse nesta terça-feira que os municípios têm sido prejudicados, desde 1988, pelo fato de a União se apropriar de verbas que deveriam ser das prefeituras e empurrar, para elas, os gastos com saúde que antes eram do governo federal.

"Os municípios são o que existe de concreto, até porque os estados e a União são conceitos abstratos. O que se vê é o Brasil concreto sendo prejudicado pela falta de vontade dos governos para ajudá-lo", afirmou, durante a audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação sobre as dívidas previdenciárias.

Para Hauly, o pior caminho é a União ficar com a maior parte dos recursos. "O modelo municipalista está falido, pois os prefeitos são escravos de uma estrutura que precisa ser urgentemente repensada. Os municípios estão com capacidade de investimentos mínima e mesmo assim investem muito mais que a União", disse.

Assinatura em branco
O deputados Manoel Junior (PSB-PB) recordou o período em que foi prefeito da cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Segundo ele, havia casos até de prefeitos de pequenas localidades que, para poderem celebrar convênios com o governo federal, eram obrigados a assinar em branco declarações de dívidas com o INSS.

"Era impossível pagar o que a Previdência queria. Vi cidades comprometendo até 24% das suas parcelas do FPM em juros de débitos. Como poderiam pagar salários, fazer investimentos e pagar a própria Previdência?" questionou.

Reportagem – Juliano Pires
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.